(32) 99123-5463 Rua Santo Antônio, 990 Sala 708
Carrinho

1) O que é Mediação?
Uma forma de solucionar conflitos na qual uma terceira pessoa, denominada mediador, favorece, através de técnicas, a comunicação não-violenta entre as partes, colaborando para que os envolvidos reconheçam seus interesses na disputa, e, assim, encontrem, de forma colaborativa, caminhos que levem a uma transformação da relação conflituosa, bem como à solução para o conflito.

2) Como se tornar um mediador?
Para ser um mediador extrajudicial é preciso ter feito curso de capacitação em mediação e ter a confiança das partes para atuar nas sessões.

3) Quais as vantagens da mediação?
Entre as vantagens da mediação é possível citar: preservar a relação entre as partes envolvidas; confidencialidade; agilidade; possibilidade de ganhos mútuos; construção de soluções sustentáveis.

4) A mediação pode ocorrer em processos judiciais?
Sim, há a mediação judicial, que ocorre no curso de processos judiciais. A mediação privada pode ocorrer também em processo que estão no judiciário, para isso, as partes, de comum acordo, podem procurar um núcleo de mediação, realizar o acordo que, posteriormente poderá ser levado para homologação judicial.

5- Qual a diferença entre mediação e conciliação?
A mediação é mais indicada para conflitos que envolvam relações continuadas, quando existe o interesse de manutenção/preservação dessa relação. A conciliação, por seu turno, visa a solução de conflitos cujas partes não possuem vínculos. Além disso, o conciliador, diferente do mediador, ao auxiliar as partes na solução do conflito, poderá apontar e sugerir soluções.

6- Como contratar a mediação?
A parte que desejar solucionar seu conflito pela mediação deve entrar em contato com o ANMA. Após a escuta da parte, o núcleo entra em contato com a outra parte (ou seu advogado) para que informe seu interesse na mediação. Em caso positivo, as partes passarão pela pré-mediação, sessão de apresentação e esclarecimentos, e responderão um questionário com informações preliminares. Após isso, será dado início às sessões de mediação.