(32) 99123-5463 Rua Santo Antônio, 990 Sala 708
Carrinho

ANMA realiza bate-papo sobre gestão de conflitos empresariais na Reunião Geral Mensal da Universal Imóveis Juiz de Fora


Na manhã desta sexta-feira, 08/03, o ANMA esteve presente na reunião geral mensal da Universal Imóveis de Juiz de Fora. A Sócia Marselha Evangelista, mediadora, advogada e professora, conversou com os colaboradores da Imobiliária sobre mecanismos para gerenciar de forma eficiente os conflitos de convivência no ambiente de trabalho, numa troca de experiências muito produtiva.

Uma pesquisa realizada pela VitalSmarts em março de 2010 através de uma ferramenta de pesquisa on-line (confira aqui), com margem de erro de 3%, entrevitou uma amostra de 656 pessoas e apurou que em 95% dos casos a dificuldade de falar sobre problemas no ambiente de trabalho impede seu adequado tratamento. Em razão dessa dificuldade, os indivíduos envolvem-se em táticas de fuga - refletir de forma excessiva sobre questões cruciais, reclamar, alimentar a raiva, fazer trabalhos desnecessários, evitar as pessoas etc. - que consomem recursos importantes da empresa.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo (ABRH/SP) identificou em 2016, através de pesquisa sobre Recursos Humanos e Gestão de Conflitos desenvolvida por meio digital e realizada com 9.517 empresas associadas (confira aqui), que “existem diversas razões para o surgimento de um conflito na organização, mas um elemento comum é o relacionamento entre as partes, as pessoas envolvidas”. Dos conflitos internos apontados, quase metade (48%) decorre de diferenças do dia-a-dia que se resolvem informalmente, mas uma grande parcela (34%) é do tipo que necessita de apoio para a resolução, inclusive recorrendo-se a apoio de agentes externos (18%).

As ferramentas da mediação e da negociação são instrumentos essenciais na solução de conflitos presentes na convivência diária do ambiente de trabalho. O ANMA agrade a oportunidade de falar do assunto e parabeniza a Universal Imóveis pela preocupação com a capacitação de seus colaboradores.

Voltar para Notícias